Cultura: Turnê paranaense “Teatro é Escola” contempla Reserva

Publicado em: 24/11/2022 09:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Cultura: Turnê paranaense “Teatro é Escola” contempla Reserva

Divulgação

Projeto encerrou ontem (23) com questionários respondidos por professores, que ganharam certificados da organização

No final de outubro, os alunos da Escola Municipal Coronel Rogério Borba foram contemplados com o projeto “Teatro é Escola”, que está em turnê pelo Paraná com espetáculos teatrais da Cia Gato Mia [Curitiba e Ponta Grossa]. O espetáculo apresentado foi “E Agora, Túlio”, que trata sobre a preservação dos biomas brasileiros e a sustentabilidade do planeta.

A Secretaria de Educação e Cultura abraçou a iniciativa da produtora cultural Erika Vernek e da empresa Genius Soluções, com apoio do Atteliê Criativo [Espaço de Criação e Pesquisa em Arte]. O principal objetivo do projeto é a conscientização sobre a importância da sustentabilidade do planeta e, para isso, os artistas transformam material reutilizável ou reciclável em cenários e figurinos.

Para o diretor artístico dos espetáculos, Gabriel Vernek “Propor ações artísticas com propósito educativo é colaborar para a formação de cidadãos cada vez mais conscientes das suas práticas em sociedade, por isso considero que é fundamental realizar isto logo na primeira infância.”. Vernek continua dizendo que “Os nossos espetáculos sempre tratam de temas relacionados à sustentabilidade do planeta. É um privilégio poder realizar esse trabalho de forma gratuita, democratizando e descentralizando os fazeres artísticos do Paraná.”.

Além das apresentações dos espetáculos, o projeto oferece oficinas de teatro para crianças e fundamentos da atuação cênica para as equipes pedagógicas das escolas, contribuindo para a formação dos professores que poderão utilizar esse conhecimento em sala de aula.

A iniciativa foi aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.