Inscrições do CastraPet começam neste mês em Reserva

Publicado em: 06/12/2022 08:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Município foi contemplado com mais de 200 vagas. Esta é a terceira fase do programa, que contempla 219 cidades, cadastro será no Ginásio de Esportes Chicão com distribuição de senha

A Atual Gestão, em parceria com o Governo do Estado, vai trazer o Castrapet Paraná (Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos) no final de fevereiro por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e do IAT.

Castrapet Paraná estará com a castração de mais de 200 cães, gatos, machos e fêmeas. Os cadastros gratuitos serão nos dias 20, 21 e 22, no Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, Chicão, das 8h às 10h e 13h às 15h nos três dias. Serão pedidos o nome e o endereços completos, RG, CPF, contato com WhatsApp holerite de até dois salários mínimos, beneficiários do Auxílio Brasil ou CadÚnico devem levar um xerox comprovando pelo menos um destes dois programas sociais.

‘’Para uma melhor organização, decidimos pela distribuição de senhas numeradas que serão entregues em cada dia conforme a quantidade oferecida. Serão divididos por filas entre felinos e caninos, de seis meses a sete anos. Será passado todas as orientações ao tutor sobre como preparar o pet, por isso o número com WhatsApp’’, disse Ediam Carlos Groto, secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares, por meio do programa Paraná Cidades. As cirurgias são sem nenhum custo para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório e orientações para o bem-estar animal.

Desde 2019 já foram investidos cerca de R$ 4,9 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Mais de R$ 10 milhões estão sendo aplicados no terceiro ciclo que se inicia.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza, ressalta que a saúde animal é uma preocupação do Governo do Paraná. “Animais soltos nas ruas são portadores de diversas zoonoses transmissíveis ao ser humano e se tornam um problema de saúde pública para a maioria das prefeituras”, disse.

“Além disso, diminui as chances de abandono, que se caracteriza pelo crime de maus-tratos. A vida desses animais está diretamente relacionada com o ser humano, a sociedade e o meio ambiente. E foi pensando nesse equilíbrio que o Castrapet foi criado. É uma ação permanente que irá beneficiar todo o Paraná”, completou Souza.

Programa

As cirurgias são realizadas por equipes de veterinários que percorrem o Estado para atender a população de baixa renda, protetores e Organizações da Sociedade Civil (ONGs), conforme critérios estabelecidos pelas prefeituras, mediante cadastro de inscrição. Em Reserva orientadas pela veterinária Vânia da Costa Oliveira. Quem estiver com dúvidas pode procurar as secretárias de Agricultura e Vigilância Sanitária.

CastraPet Paraná – Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos;

Inscrições: 20, 21 e 22 de dezembro;

Local das inscrições: Ginásio de Esportes Francisco Alves Martins, Chicão, das 8h às 10h e 13h às 15h; Rua Coronel Benjamin Branco, 522 (ao lado da Secretaria de Saúde).

Idade dos animais: 6 meses a  7 anos.

Itens exigidos:

Nome completo;

RG;

CPF;

Contato com WhatsApp;

Comprovante de renda ou holerite de até dois salários mínimos;

Beneficiários do Auxílio Brasil ou CadÚnico tragam xerox de participação. Caso não saiba, procure o CRAS, no WhatsApp 4291634852, próximo à Rodoviária Municipal.

Texto: Alan Prodelik;

Fotos: Divulgação.