Café da manhã com produtores rurais ‘coroa’ investimentos municipais em 2022

Publicado em: 09/12/2022 11:17 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Parcerias entre setores público e privado fortalecem vários setores, principalmente a agricultura familiar

A Secretaria de Agricultura promoveu ontem (9) um encontro festivo com palestras no Sítio Santa Bárbara com agricultores que participam de três projetos agrícolas no Programa Mata Sociais, frutas vermelhas, apicultura e pastagens missioneira gigante e amendoim forrageiro, impulsionados financeiramente e logístico pela gestão municipal com colaborações da Klabin e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As mudas de frutas vermelhas escolhidas depois de estudos foram morangos com dez mil, duas mil cada de amoras e framboesas, mais mil de mirtilo, fruta com gosto doce-ácido a ácido, de cor azulada. No total de 20 famílias aceitaram diversificar o plantio e a prefeitura entrou com a compra que totalizou pouco mais de R$ 97 mil.

A atual Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, capitaneado por Ediam Carlos Groto, vem aumentando consideravelmente seu orçamento. Na entrada da atual administração, a verba garantida era de R$ 1,3 milhão, sendo apenas R$ 950 mil para a Agricultura. Ano passado saltou para R$ 2,6 milhões e quase o dobro somente para o desenvolvimento dos produtores, com R$ 1,7 milhão. Na última Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2023, estimativas de R$ 3,7 milhões, com uma divisão maior entre Agricultura e Meio Ambiente.

‘Estamos fazendo um trabalho em uma forma de não queimar etapas, mas indo passo a passo, estruturando uma base. Queremos aumentar sempre a questão da assistência, na viabilidade de produtos e equipamentos para que o nosso munício continuar na produção cada vez mais diversificada. Óbvio que não é apenas uma pessoa que faz tudo e sim parcerias. Precisamos de unidade, da secretaria com apoios da Klabin, Sebrae, dos vereadores que aprovam o orçamento para investimentos, o Conselho Municipal de Agricultura (CMA), que mostra os caminhos e fiscaliza cada centavo, para esse investimento não vire sucata no futuro. Para os nossos produtores ganharem, crescerem produzam e tenham mais renda no campo’’, falou o prefeito Lucas Machado.

Minimizar impactos do frio

A pastagem está sendo um projeto-piloto financiado em R$ 17 mil em oito propriedades em diferentes pontos do munícipio, como apontou o prefeito no encontro. ‘’Vamos fazer um teste neste ano e aí sendo positivo aumentamos o número de produtores. Estamos buscando diversificar. A mesma terra que tem na Barra Bonita, por exemplo, a qualidade dela pode não ser a mesma que em Campinas Belas, no Rio Novo, Areia Preta ou Santa Cruz. São diferentes locais que escolhemos para esse teste com essa pastagem’’, disse ele aos presentes. Os pastos utilizados são resistentes às baixas temperaturas e muito usados em Santa Catarina. A expectativa de ampliação para 50 locais ano que vem.

O programa iniciou em 2015 em Imbaú, Ortigueira e Telêmaco Borba e chegou em Reserva em 2017. ‘’O Mata Sociais Planejando Propriedades Sustentáveis é um projeto parceiro de agricultura familiar da Klabin, Sebrae, Premavi e prefeitura. O objetivo principal é fortalecer essa forma de agricultura em pequenas e médias propriedades rurais. Possibilitamos o suporte na questão ambiental, apoios na produção e comercialização, de associação ou cooperativismo’’, resumiu Marcos Alexandre Danieli, consultor social e de relações com a comunidade da Klabin.

Apicultura e negócios

Reserva vem investindo na produção de mel de abelhas. A estimativa para 200 apicultores amadores e profissionais no município, aproveitando o clima propício. Em abril deste ano houve um seminário com iniciantes no Sindicato Rural de Reserva, além de outros encontros da categoria. Foram entregues ontem como forma de incentivo 40 kits completos gratuitos, contendo cada um saco quadros com formão, garfo, fumigador, macacão confeccionada em náilon, com máscara e zíper. Investimento de R$ 34 mil dos cofres da prefeitura.

O papel do Sebrae é complementar aos parceiros na coordenação do Mata Sociais. ‘’A nossa missão é o desenvolvimento da competitividade dos pequenos negócios, auxiliando o produtor não apenas tecnicamente, mas ele possa diversificar, precificar seu negócio. Com uma rentabilidade, melhorando os processos, neste caso nas frutas vermelhas’’, comentou Suelen Acampanelo da Silva, consultora do Sebrae.

Estiveram presentes inúmeras pessoas, entre elas, o prefeito Lucas Machado, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, os secretários Ediam Carlos Groto (Agricultura), Wagner Luiz Oliveira (Gabinete), assessor de planejamento de políticas públicas Lucas Santana Bergmann, Jocélia Terezinha Faustin (Administração e Finanças; vereadores Sueli Justino, Valdemir Hartmann e Arlindo Lima; Marcos Alexandre Danielli da Klabin e Suelen Acampanelo da Silva do Sebrae.

Texto, vídeo e fotos: Alan Prodelik.