Prefeitura reforma Defesa Civil e investimentos superam R$ 200 mil

Publicado em: 16/12/2022 17:26 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Os números de atendimento são 199, 193, 3276-1819 e em novembro entrou no WhatsApp (42) 9 9127-7476.

A Prefeitura, através das Secretarias de Obras, Administração e Finanças, entregou ontem (15) a reforma da sede do Posto de Brigada Comunitária da Defesa Civil em cerimônia oficial. Foram criadas novos cômodos e divisórias para os profissionais de ambos os sexos. Além da apresentação do desencarcerador que já estava em uso desde o ano passado.

‘’Quem merece levar os parabéns são aqueles que trabalham aqui [no prédio]. Falo que o nosso dever [como administração] é equipar melhor possível, para que esse bom atendimento na ponta aconteça. Está sendo nossa meta, reinaugurando essa sede, que tinham problemas estruturais, por exemplo, goteiras que atrapalhavam o serviço, a própria pintura externa. Se a população que passa na frente vê um lugar decadente, desleixado, sem as bandeiras no mastro ela pode não dar merecido valor. Mesmo sabendo do cuidado que esses servidores zelam, retoque inclusive no chão’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

A divisão de Reserva faz parte da regional de Ponta Grossa com mais 19 municípios, conta com oito funcionários civis, mantidos pela Prefeitura com a supervisão militar, possui um caminhão autobombas tanque e um desencarcerador recebido em 2021 doado do Estado do Paraná, através do subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, avaliado em R$ 100 mil, o qual permite a retirada de vítimas presas em ferragens, auxiliando e facilitando no resgate, salvando vidas.

‘’Os brigadistas [nome também utilizado] realizam os atendimentos de forma direta nas ocorrências do dia-a-dia, acidentes em geral a brigada comunitária atende. Agora deu uma chuva de granizo que supere a potencialidade do munícipio no auxilio, vem o Estado com o outra ajuda. A brigada fica responsável pelo estágio inicial das ocorrências. Precisando de apoio? Vem os bombeiros militares dando total suporte’’, disse o capitão Vinicius Zem Morais, coordenador da Defesa Civil.

Após levantamento de sobre estado físico da unidade, a atual gestão constatou a necessidade da reforma. O espaço foi revitalizado, objetivando oferecer a equipe bem como a população, conforto, comodidade e um melhor atendimento possível 24 horas e sete dias por semana. O espaço conta com recepção, sala de administração, sanitários, cozinha, alojamentos e vestiários masculinos e femininos, sala de EPI, depósito e estacionamento.

Estiveram presentes além do prefeito e o capitão Vinicius, os secretários Wagner Luiz Martins (Gabinete), Jocélia Terezinha Faustin (Administração e Finanças), Ediam Carlos Groto (Agricultura), Elvis Dupsk (Obras), o capitão do segundo subgrupamento Bruno Fidalgo, coordenador municipal Adjalma Alves de Oliveira, vereador Valdemir Hartmann e outras autoridades.

Em junho de 2021 foram confeccionados uniformes em kits que variavam de acordo com a função que cada servidor exerce e vão de camisetas gola redonda e polo, calça, jaqueta, colete equipados com fitas reflexivas entre outros.

Atualizado em 17/01/23, às 14h46.