Samu contabiliza mais de mil atendimentos gratuitos à população

Publicado em: 20/12/2022 15:01 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

192 virou número de fácil acesso para emergências, funcionando24 horas e nos sete dias da semana

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do consórcio CimSamu da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), já realizou em Reserva mais de 1056 chamados em nove meses de funcionamento, segundo boletim atualizado, sendo 16 com auxílio do helicóptero.

‘’‘Samu está tendo grande aceitação da população e os números comprovam. A agilidade e qualidade do trabalho salvam vidas’’, disse a secretária Thais Didek.

Em abril foram 34 pedidos, pulou para 84 em maio, 91 no mês seguinte. De julho a outubro houve uma oscilação na média entre 60 a 80 casos por mês. Em novembro ultrapassamos pela primeira vez a casa dos 100 atendimentos, sendo 102. Orientações médicas, situações não complexas, somaram 155.

‘’São 27 mil pessoas que passam a ser atendidas pelo Samu, para nós é uma satisfação muito grande. Conseguimos visualizar essa rede de urgência e emergência sendo consolidada passo a passo’’, comentou Sheila Mainardes, coordenadora do CimSamu na época da inauguração.

O Samu atende várias situações, como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras, maus tratos, trabalho de parto que haja perigo, tentativa de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito/AVC, acidentes com vítimas,afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, agressões com armas de fogo ou brancas, soterramento ou desabamento, transferência entre hospitais de pacientes em estado grave, crises convulsivas e outras ocorrências que podem evoluir em morte.

Existem situações que não precisam do atendimento de urgência, como febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarreia, para levar paciente em consulta médica ou para exames, transporte de óbito, dor de dente, transferência sem regulação médica prévia, troca de sonda, ferimento com pouco sangue, entorses, cólicas renais.

Vaga Zero

O Samu não precisa consultar cada unidade hospitalar tem vaga ou não. Ele já tem o hospital melhor preparado mais próximo fixo.