Samu: Prefeitura agiliza implantação

Publicado em: 25/04/2022 17:29 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Reserva ganha acesso à Vaga Zero, atendimento aéreo, ambulância exclusiva e 10 socorristas

Na tarde da última sexta-feira (22) aconteceu a cerimônia oficial da vinda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), através do consórcio CimSamu da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Estiveram presentes as autoridades, o prefeito Lucas Machado, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, a secretária de saúde Thais Dideck, a diretora-geral do CimSamu Sheila Mainardes, o padre Rafael Moreira, a diretora de cultura Thelma Rosana Heil conduziu a solenidade.

No projeto de expansão regional, Reserva é a 33a unidade do CimSamu. A viatura local é de atendimento inicial, com apoio logístico em casos graves com vagas em leitos, atendimento aéreo e novas possibilidades de acesso. Prefeito salientou a importância de ter esse serviço à população e um agradecimento aos funcionários da saúde que desempenhavam as funções, que agora pertencem ao Samu. ‘’Nós tínhamos esse atendimento [antes da chegada do Samu] de forma muita honrosa. O pessoal daqui sempre dando o seu melhor. Hoje não implantamos o Samu para tomar lugar de alguém, mas para somar com aqueles que já faziam. Essa é a visão’’, disse o prefeito.

Há dez socorristas treinados e o município conta com uma ambulância equipada exclusivamente. O atendimento já estava em funcionamento preliminar desde a última segunda-feira (18). O número para emergências é 192. O prefeito Lucas ainda garantiu que o próximo passo é uma sede própria para o novo serviço, que atualmente está anexado no pronto atendimento, na rua Generoso Marquês, 1173. ‘’São 27 mil pessoas que passam a ser atendidas pelo Samu, para nós é uma satisfação muito grande. Conseguimos visualizar essa rede de urgência e emergência sendo consolidada passo a passo’’, comentou Sheila Mainardes.

Foram entregues certificados de agradecimentos à enfermeira Ana Rita Grondziak e o motorista João Cionek, representando todos os 250 funcionários da área da saúde municipal.

O Samu atende várias situações, como problemas cardiorrespiratórios, intoxicação e envenenamento, queimaduras, maus tratos, trabalho de parto que haja perigo, tentativa de suicídio, crises hipertensivas e dores no peito/AVC, acidentes com vítimas,afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos, agressões com com armas de fogo ou brancas, soterramento ou desabamento, transferência entre hospitais de pacientes em estado grave, crises convulsivas e outras ocorrências que podem evoluir em morte.

Existem situações que não precisam do atendimento de urgência, como febre prolongada, dores crônicas, vômito e diarreia, para levar paciente em consulta médica ou para exames, transporte de óbito, dor de dente, transferência sem regulação médica prévia, troca de sonda, ferimento com pouco sangue, entorses, cólicas renais.

Vaga Zero

O Samu não precisa consultar cada unidade hospitalar tem vaga ou não. Ele já tem o hospital melhor preparado mais próximo fixo.