Reserva participa do Fórum de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos em Curitiba

Publicado em: 06/06/2022 14:19 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ediam Carlos Groto e Paulo Rennó, diretor do departamento, estiveram presentes

O Salão de Atos do Parque Barigui, em Curitiba, foi palco regional do Fórum Nacional de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos e na 14ª Reunião Ordinária do Grupo R-20. Paulo Rennó e Ediam Carlos Groto foram trocar experiências sustentáveis com outras autoridades.

O Grupo R-20 em que Reserva está incluída busca na integração consolidar o da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal nº 12.305/2010) e das leis estaduais de resíduos sólidos. As instituições atuam por meio da cooperação técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest). O grupo foi criado em 2015 e todos os 399 municípios paranaenses colaboraram e foram divididos em 20 sub-regiões.

Foram discutidas a inclusão social de catadores, a educação ambiental na sociedade, coleta seletiva, cooperação entre municípios, como tratar os resíduos de isopor. Reserva já conta com a coleta seletiva e prevê um local apropriado para os resíduos e encerrar o atual lixão.