Prefeitura executa várias ações voltadas ao meio ambiente

Publicado em: 08/06/2022 07:45 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Dia Mundial do Meio Ambiente foi no último domingo (5) e secretarias promovem projetos com amparo da sociedade civil

As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, Educação e Cultura e de Obras estão desenvolvendo com apoio do prefeito Lucas Machado inúmeras atividades em 2022 na proposta de conservação dos recursos naturais. Desde a plantação de árvores, o recolhimento de garrafas PET ao descarte correto de pilhas e baterias.

O prefeito Lucas Machado, os secretários Ediam Carlos Groto e Ruth Eliane Faustin participaram na última segunda-feira (6) da plantação de aproximadamente 50 árvores em cada local como ipês, hortênsias, madeiras de lei ameaçadas de extinção, junto com crianças dos Cmeis Maria de Lourdes Viana e Paraíso Infantil. Cada aluno recebeu também uma muda para plantar em casa. Com auxílio da equipe do projeto Mata Sociais através de ONG. Os buracos foram perfurados pelos servidores da Secretaria de Obras, chefiada por Elvis Dupsk.

‘’Nós investimos nos bosques desses Cmeis mudas chamadas paisagísticas. Como são áreas que no futuro serão para leitura e lazer, trouxemos tipos, como a peroba, canela sassafrás e imbuía. Como registro de preservação’’, disse Emílio André Ribas, coordenador do projeto.

Papa-pilha

Na manhã ontem (7), na Escola Coronel Rogério Borba foi iniciada outra atividade envolvendo as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, com auxílio de uma instituição financeira. Todas as turmas das escolas municipais irão trazer de suas casas pilhas e baterias usadas e colocadas em um recipiente chamado Papa-pilha. A sala mais engajada vai ganhar um piquenique no Sítio Santa Bárbara no final do ano.

‘’Crianças, não vamos pegar as pilhas em uso, viu? São pilhas e baterias que estão jogadas em casa ou que não prestam mais. Quando o Papa-pilhas estiver cheio, a diretora avisa uma das secretarias e vamos destinar às empresas que reciclam’’, explicou Paulo Rennó, diretor do Departamento de Meio Ambiente.

Em 16 julho está programado um dia para recolher lixo eletrônico. O local será na Praça Frei Ivo Bonamigo, conhecida também como Praça Da Matriz, das 8h às 17h.

PET

Termina no próximo dia 18 a campanha de tampas e garrafas PET nas escolas e Cmeis que serão usadas como enfeites de Natal. Existem algumas regras que devem ser seguidas, a garrafa deve ser transparente, verde, branca ou incolor, estar seca, sem o rótulo e não amassada.

‘’Este Projeto tem como objetivo principal contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global, além de decorar a cidade para o período natalino. Para atingirmos esses objetivos, mais do que trabalhar com informações e conceitos, é preciso sensibilizar para a formação de valores e atitudes’’, diz Thelma Rosana Heil, diretora do Departamento de Cultura.