26% dos produtores em Reserva ainda não cadastraram rebanhos, diz Adapar

Publicado em: 27/06/2022 10:28 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Para facilitar o atendimento, agência oferece aplicativo para celular chamado Paraná Agro

A Agência de Defesa Agropecuário do Paraná (Adapar) divulgou na última quinta-feira (23) o balanço regional do cadastramento de rebanho. Reserva está em terceiro lugar entre 15 municípios com 73,7% dos animais registrados, atrás de Imbaú e Castro, respectivamente. O prazo termina nesta quinta-feira (30).

Quem não fez pode realizar pela internet, nos sindicatos rurais e na Secretaria Municipal de Agricultura. A novidade fica por conta do aplicativo para Android ou IOS feito pelo governo do Estado, Paraná Agro. Nele é possível também regularizar o rebanho. Criadores de bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, abelhas, galinhas e peixes devem participar do ‘’censo rural’’.

‘’Quero pedir a colaboração de quem ainda não buscou a atualização. Faltam 26% e o tempo é curto’’, esclarece Ediam Carlos Groto, secretário. A campanha de atualização foi criada para substituir o mutirão de vacinação contra febre aftosa no Paraná, já que o Estado recebeu, em maio do ano passado, o certificado internacional de área livre da doença sem vacinação, concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Com a atualização, a Adapar pode acumular informações para melhorar o trabalho de vigilância.

Os mais atrasados estão Palmeira, Porto Amazonas, Jaguaraíva e a vizinha Telêmaco Borba.