Cerimônia premia instituições escolares em 3 projetos

Publicado em: 26/09/2022 14:47 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Houve escola que conseguiu quase cinco mil pilhas usadas,  por exemplo.

A Secretaria de Educação e Cultura  anunciou em cerimônia na Câmara Municipal na última quinta-feira (22) os vencedores de três projetos que envolveram alunos de todas as turmas das escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). O Vamos Ler,  parceria com um jornal de Ponta Grossa, e os recolhimentos de garrafas PET para enfeites de Natal e pilhas usadas que receberam um destino ecologicamente correto, sendo o último em conjunto com uma instituição financeira.

‘’Eu considero como um momento de  festa e o mérito é de todos nós. Todos nós somos privilegiados em comemorarmos essas conquistas alcançadas pelo trabalho que realizamos.  Uma profunda gratidão aos diretores, primeiramente, que  aceitaram as propostas; fazendo trabalho pedagógico com uma ênfase no ensino aprendizagem. Os diretores direcionaram e vocês professores acolheram. Se tivemos resultados foram  graças a vocês. Não adiantaria de nada, nós da equipe da Secretaria de Educação, pensarmos estratégias pedagógicas, levarmos ao conhecimento dos diretores e eles chegassem às escolas sem aceitação de vocês educadores’’, falou  Ruth Eliane Faustin, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

O primeiro projeto chamado foi da decoração natalina,  iniciado no meio deste ano. Todas as instituições escolares envolvidas ganharam um troféu pela participação e na categoria ‘Escolas’ a vencedora foi a Frei Thomaz, da diretora Joelma Ferreira Saraiva, que arrecadou quatro sacos de garrafas plásticas. Na categoria ‘Cmei’ foi o Pingo de Gente, da diretora Cristiane Aparecida  Antunes da Silva, com uma mala de reciclados.

Na campanha Papa-Pilhas, a escola campeã foi a Luiza Almeida Ferreira, na direção da Irmã Maria de Fátima. Foram 4971 pilhas recolhidas do meio ambiente pela instituição. O 5º A foi responsável por 1041 unidades. Os alunos das três instituições ganharam um dia de lazer  no Sítio Santa Barbará com brinquedos infláveis e lanches.

O Vamos Ler premiou com 30 tablets equipados com aplicativos educativos a Escola Evangelina Bittencourt dos Santos, da diretora em exercício  Jossuelma de Fátima Almeida. Foram enviadas 57 atividades no total e a mesma foi responsável por 25 e a turma da professora Elaine Taques colaborou com dez. Ela foi considerada a  destaque e ganhou uma toalha.

Estiveram presentes também educadores e diretores das escolas e Cmeis,  o prefeito Lucas Machado,  a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, o presidente da Câmara Municipal Carlos Roberto Tosta, o secretário de  Agricultura e Meio Ambiente Ediam Carlos Groto, diretora do Departamento de Cultura Thelma Rosana Heil e Alessandro Hartman, representante da instituição financeira.

Texto: Alan Prodelik

Fotos Ana Júlia C. Sperafico