Campanha de multivacinação ocorre neste final de semana na cidade

Publicado em: 31/05/2023 17:38 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

No interior segue a programação feita pelo enfermeiro local, não precisa se deslocar

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (31) que três unidades básicas na estarão abertas das 8h às 16h neste sábado (3) e domingo (4) para atualização da carteirinha com as vacinas de rotina e Covid; respeitando a disponibilidade das doses. Serão exigidos também o cartão SUS e o CPF.

A UBS do Ferreira para os adultos a partir dos 18 anos e Centro e Vila Martins para os adolescentes e crianças. Entre as vacinas de rotina estão tétano, rubéola, poliomelite, rotavírus e outras e pertencem ao Plano Nacional de Imunizações (PNI).

Por conta das baixas temperaturas nesta época, a imunização contra a Covid é recomendada. Uma pessoa está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em decorrência da doença. Além deste final de semana, todas as terças-feiras serão de imunização para os adultos com a bivalente; bebês, a partir dos seis meses, crianças e adolescentes até 17 anos, com as doses monovalentes. Na Rua Polônia, 882, em frente ao Portão do Cemag, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

As unidades de saúde do Cruzeiro, São Francisco, Centro, Vila Martins e Ferreira também serão pontos de vacinação da Bivalente às quartas-feiras. Os moradores da UBS Santa Helena podem procurar a Sala de Vacina em frente ao portão do Cemag, na Influenza e Covid-19, respeitando o dia próprio.

Saiba mais

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade.