‘Talento Tech Paraná’: inscrições online terminam em 4 de junho

 

Publicado em: 29/05/2024 09:31 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Whatsapp

 

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (NUTEAD) abriu recentemente o período de cadastro para participar do projeto-piloto Talento Tech Paraná, parceria entre Gestão Municipal e o Governo do Estado, que visa em três anos formar 60 alunos, matriculados nos últimos e primeiros anos dos ensinos Médio e Superior no curso gratuito de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para os residentes em Reserva. 

O prazo terminaria na próxima segunda-feira (3), mas foi prorrogado por mais um dia, de acordo com informação repassada na manhã desta quarta-feira (29) pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI-PR).

 

‘’Esse curso vai ser um divisor na vida dos alunos reservenses, expandindo horizontes, com o selo de qualidade e a transparência na seleção da UEPG. Ficamos felizes om essa importante parceria’’, disse o prefeito Lucas Machado.

 

Segundo os editais, a ficha virtual deve ser preenchida, anexando os documentos digitalizados exigidos, fotocópias do RG, CPF, histórico escolar, declaração de matrícula, comprovante de endereço e devem ser enviados e um só arquivo, caso necessário, o uso de alguma ferramenta que diminui o tamanho dos arquivos. Além disso, conta no Banco do Brasil para quem pertence ao ensino superior.

 

‘’Os alunos do Ensino Médio vão receber por meio de Pix, também pelo Banco do Brasil. A diferença que será pago diretamente por nós da Secretaria Estadual de Inovação. Agora, os do Ensino Superior vão receber também as bolsas por meio da UEPG com recursos da Fundação Araucária. Neste caso, precisa ter obrigatoriamente conta no BB. Eles podem abrir facilmente uma digital no aplicativo, por exemplo’’, explica Fernando Pacheco, idealizador do programa e servidor estadual.

 

O estudante escolhido vai contar com notebook e uma compensação financeira mensal que varia de R$ 1,3 mil a R$ 1,5 mil, dependendo do nível educacional pelo período. O curso terá 800 horas, no modelo EaD, com aulas presenciais quinzenais no Polo UAB, localizado ao lado da Escola Municipal Coronel Rogério Borba, com duração total de dez meses. Serão vinte vagas por ano.

 

Conteúdo

 

Divididos em quatro módulos, ambientação, fundamentos da computação, ‘Soft Skills’ e inglês técnico; algorítimos e programação; desenvolvimento e tecnologias emergentes, sendo a área maior tempo e matérias relacionadas à inteligência artificial [IA], aplicativos para celular, engenharia de software e outros; última etapa consiste na aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a formação em projetos práticos em colaboração com empresas parceiras, incluindo big techs e a expectativa da contratação dos melhores, sem necessidade de sair do município.

EDITAL ENSINO MÉDIO: .

EDITAL ENSINO SUPERIOR: