Proteção Animal

 MUNICÍPIO REALIZA CAMPANHA PARA CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS

 A Prefeitura Municipal de Reserva, através do Departamento de Meio Ambiente e Secretaria de  Saúde e Vigilância Sanitária, informam que vem desenvolvendo o Programa de Esterilização de   Cães e Gatos local desde 2021. Ano passado realizou a castração de 120 animais, tendo a meta de  atender 200 procedimentos de esterilização para este ano.

 O Programa prioriza a população de baixa renda inscrita no Cadastro Único (CadÚnico), que   possuem animais de estimação. Através do contexto de Saúde Única, que relaciona a saúde   ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na   saúde dos bichos, na prevenção de abandono, evitando ninhadas indesejáveis, quanto à   importância da vacinação, vermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de   guarda responsável.

 Neste ano o programa já atendeu 90 animais ao todo. Dentre estes alguns eram animais de rua, os   quais 75 já foram adotados por algumas famílias com o apoio da ONG Sociedade Protetora dos   Animais de Reserva. Os demais cães e gatos atendidos que não possuíam guarda responsável,   foram devolvidos para o abrigo e alguns até mesmo voltaram para as ruas.

 Os procedimentos estão sendo realizados por uma clínica veterinária da cidade, vencedora do   pregão eletrônico nº 028/2022 através do contrato Nº 126/2022 à qual vem proporcionando à   melhora na qualidade de vida dos pets dentro do programa de castração. ‘’Auxiliando diretamente   no controle populacional dos animais de rua, evitando a competição de território e controlando   ainda  a disseminação de zoonoses entre animais como: esporotricose, leishmaniose, tumor   venéreo transmissível canino (TVT), FIV e FeLV’’, explica Wellington Lacerda Ribeiro, médico-   veterinário com especialização em clinica médica e cirúrgica de pequenos animais, responsável   pela execução de intervenção cirúrgica do programa.

 O agendamento para a esterilização é feito diretamente na Secretaria de Meio Ambiente, após a   comprovação de inscrição nos programas sociais e outros critérios. Antes da intervenção, os tutores vão receber as orientações de pré e pós-operatório para que as cirurgias aconteçam de forma segura. Após a castração, as famílias recebem gratuitamente a medicação pós-operatória e aplicação de microchip eletrônico de identificação animal, além de receberem todas as orientações para cuidados pós-procedimento.

 

Maus-tratos aos animais? Denuncie de forma anônima ou não: 3276-2389, 3276-1193, (42) 99949-7616 ou (42) 99981-9689.

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

 

  •  Secretário: Ediam Carlos Groto

  •  Telefone: (42) 32762934

  •  E-mail [email protected]

  •  Endereço: Rua Marcílio Dias, 45 - Centro

  • De segunda a sexta, das 07:30h às 11:30h e das 13:00h às 17:00h