Saúde unifica campanhas da Influenza e Covid-19 neste sábado

Publicado em: 28/03/2023 16:47 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva e Sesa

No interior segue a programação feita pelo enfermeiro local em ambos os casos; menos o grupo infantil; entenda

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta terça-feira (28) o inicio da vacinação anual contra a Influenza junto com a bivalente da covid neste sábado (1º) para os idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde que ainda não tomaram. aplicação será na Unidade Básica da Saúde (UBS) do Ferreira, das 8h às 16h. Levar o cartão SUS e o CPF.

Também neste mesmo dia será realizada a atualização da imunização infantil contra o Coronavírus para os públicos de seis meses a 11 anos, nas UBS do Centro e Vila Martins, das 8h às 16h. Atualmente estão liberadas até três doses. Na área rural ainda não está disponível e os pais ou responsáveis podem trazer as crianças para serem vacinadas na cidade.

Volitando à gripe, a estratégia foi confirmada na deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), número 48/2023, pactuada entre a Secretaria e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems). O objetivo é imunizar o maior número de pessoas, aproveitando a vacinação contra a Covid-19 com as doses bivalentes, considerando que grande parte dos grupos prioritários coincidem nas duas campanhas. As duas vacinas podem ser aplicadas simultaneamente.

A 21ª Regional de Saúde de Telêmaco Borba liberou apenas a quantidade necessária para vacinar neste primeiro momento os grupos prioritários, pessoas com 60 anos ou mais e funcionários de farmácias, clinicas, consultórios. Outro fator preponderante para antecipar a campanha é o Paraná estar localizado ao Sul do País, em uma região tradicionalmente mais fria e pelo grande número Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) ocorridas no último ano, sobrecarregando o atendimento nas unidades de saúde.

Bivalente e Influenza

Covid infantil