Município reforça formação com educadores e pais sobre TEA

 

Publicado em: 04/04/2023 08:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Whatsapp

 

Número de autistas em salas de aula saltou de aproximadamente cinco em 2019 para 28 alunos neste ano

 

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (3) no Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) um dia inteiro de capacitação com diferentes educadores das escolas e Cmeis em relação ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), que se comemorou o dia de conscientização no último domingo (2) . Atualmente existem 28 crianças matriculadas na rede de ensino.

 

‘’Nós estamos usando a filosofia da colaboração mútua na área escolar com os professores, pais ou responsáveis. Não somente na Educação Especial, mas na educação como um todo. A escola e família devem estar juntas para que tenhamos o melhor resultado’’, comentou a secretaria Ruth Eliane Faustin.

 

O evento começou às 8h30 com uma cerimônia, contando com as presenças das autoridades, entre elas, a secretaria já citada, a coordenadora da Educação Especial e especialista, Maria Luginieski; representando o legislativo, a vereadora Sueli Justino e os palestrantes Amanda Drzewinski e Everton Marcelino de Souza. Os temas abordados foram “Compreendendo o Autismo: cérebro humano e suas diferenças” e à tarde a oficina ‘Abordagem e práticas a serem aplicadas no dia a dia junto à criança com TEA’’.

 

‘’Agora, no caso de já nascido, como a mãe pode observar? No olhar responsivo, logo após o nascimento e na primeira mamada. Se o bebê olha nos olhos daquela mãe. Também nas fases de desenvolvimento infantil. Por exemplo, aos três meses, a criança normalmente balbucia o famoso angu ou começa a imitar os pais com sorriso. Com três meses as crianças precisam fazer essas atividades, caso não faça, desconfie’’, disse Drzewinski, professora na rede pública estadual em Ponta Grossa e doutora nas áreas de pesquisa de ensino inclusivo em Educação Especial.

 

Desde a retomada das atividades presenciais no pós-pandemia, a Educação em Reserva aumentou a qualificação de seus servidores na questão do Autismo. Em 2022 foram oferecidos treinamentos com palestras e oficinas em pelo 11 oportunidades. Além do material pedagógico inclusivo.

 

Às 19h foi feita no mesmo local uma nova palestra gratuita aberta à comunidade com os pais e cuidadores de pessoas com TEA. A Secretaria de Educação dispõe de contato com WhatsApp para orientações, adicione +55 42 9163-3766.