Reserva consolida ações na Cultura e planeja o futuro

 

Publicado em: 17/04/2023 16:58 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva

Whatsapp

 

Cultura local já foi beneficiada com a Lei Aldir Blanc em 2021 e ainda neste ano será com a Lei Paulo Gustavo

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na última sexta-feira (14) na Sala dos Conselhos a pioneira Conferência Municipal de Cultura, que reuniu representantes do setor e autoridades para definir o plano de metas nos próximos dez anos. O legislativo irá analisar na sequência.

 

A Gestão Municipal vem investindo forte na valorização dos mais diversos artistas locais, da música, artesanato, gastronomia, das artes, danças, principalmente criando mecanismos de divulgação e trazendo recursos federais e estaduais. A conferência veio para reafirmar esse propósito. ‘’A Cultura em nosso munícipio já tem 102 anos e muitas tradições e costumes se perderam pelo caminho. A Cultura que estamos fazendo precisa ser lembrada por mais 20, 30, 50, 100, 200 anos. Talvez não conseguiram fazer esse trabalho na história de Reserva, mas precisamos resgatar aquilo que temos de bom para nunca mais se perder’’, disse o prefeito Lucas Machado.

 

A entrada do município no cenário cultural contribui também com verbas destinadas dos governos estadual e federal cheguem aos agentes culturais, nos casos Lei Aldir Blanc em 2021 e Paulo Gustavo ainda neste ano. Somando os dois são R$ 480 mil divididos pelos profissionais comprovados da área.

‘’Reserva hoje já é reconhecida nacionalmente uma cidade que tem cultura. Eu estou na área e vou sair um dia, mas nunca mais vai ser vista como somente cultura de alguns nichos, mas muito mais que isso. Da pintura, do desenho, das danças, das crenças, tradições e muita mais que vamos buscar com a ajuda de todos’’, complementou emocionada a diretora do Departamento, Thelma Rosana Heil.

 

Passo decisivo

O evento iniciou com o Hino Nacional Brasileiro e o Hino a Reserva, falas das autoridades e apresentações artísticas ligadas aos projetos desenvolvidos pela Prefeitura e por outros grupos, por exemplo, os professores de música campeira Reginaldo dos Santos Castanha e Juliana dos Santos Ramos e o Grupo Origens de Dança Folclórica Gaúcha.

Das oficinas gratuitas musicais oferecidas pelo Centro Municipal de Cultura, através das aulas do professor Lucas Bellon, três alunos mostraram seus talentos. O mirim Gustavo Asef de Oliveira cantou ‘’Mil Graus da Unção’’ no momento de espiritualidade, os jovens Jonas Ferreira interpretando ‘’Acarde em fingerstyle’’ e Kauane Travaglia dos Santos com a música ‘’Te Amar foi Ilusão’’ em outros momentos. A Banda Municipal ficou responsável por encerrar a parte de entretenimento antes das discussões.

O evento contou também com a exposição de telas das artistas plásticas Luciana Baggio e Sonia Maria Vieria Rocha Szeremeta, bem como alguns trabalhos realizados pelos alunos da Oficina de Pintura ministradas pela professora Carla Zub.

 

Foram apresentados o Plano Municipal de Cultura com um prazo de 10 anos e também a apresentação dos membros Conselho Municipal de Cultura (CMC), presidido por Carla Cristina Zub e com a missão de realizar anualmente a conferência. O projeto foi elaborado com consultorias de especialistas do setor e tiveram pequenas mudanças nos artigos. A primeira alteração foi a substituição da palavra disciplinas por oficinas promovidas pela Secretaria de Educação e Cultura, além de ampliar a possibilidade de contratação de mão-de-obra artística terceirizada por CPF e não apenas CNPJ. Foi acrescentado a meta de construir um espaço próprio para apresentações artísticas, um anfiteatro.

 

Outras presenças

Estiveram presentes a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, os vereadores José Roberto Taques Szeremeta [Zé Roberto] e Sueli Justino da Luz, maestro Eric Silva, Ruth Eliane Faustin, Lauro Gomes Jr, Ediam Carlos Groto, Jocélia Terezinha F. Szeremeta, Wagner Luiz Oliveira Martins, Lucas Bergmann, Nathan Ferreira e Melina Joslin Marochi