Saúde promove ‘Sábado de Vacinação’ neste final de semana

Publicado em: 03/05/2023 10:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva e Ministério da Saúde

Monovalente fica restrita ao público-alvo de seis meses a 17 anos, de acordo com a quantidade de doses

A Secretaria de Saúde vai realizar neste sábado (6) um dia inteiro de vacinação contra a Covid-19 e a Influenza nos grupos prioritários das 8h às 16h. Os adultos na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Ferreira e as crianças e adolescentes nas unidades da Vila Martins e Centro. Foram liberadas as bivalentes para todos com 18 anos ou mais. No interior segue a orientação do enfermeiro local. Levar a carteirinha, CPF e o cartão SUS.

As vacinas bivalentes são as chamadas segunda geração do imunizante, ou seja, são aquelas que possuem em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron. Tanto as bivalentes quanto as monovalentes, da primeira distribuição, agem do mesmo modo no organismo, estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos protetores e células de defesa contra o vírus Sars-CoV-2. Quando infectada pelo vírus, a pessoa vacinada conseguirá combatê-lo rapidamente, pois já tem imunidade. Precisa ser respeitado um intervalo de quatro meses da dose monovalente.

Em relação à Influenza, os grupos prioritários são os professores, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas e com deficiência; crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas; 60 anos ou mais; trabalhadores dos setores da saúde, de segurança, prisional, transporte rodoviário, caminhoneiros; privados de liberdade a partir dos 18 anos e adolescentes em medidas socioeducativas. A campanha segue também durante a semana, às segundas, quartas e sextas-feiras nos postos, nos horários 8h às 11h30 e 13h às 17h.