Na Semana Mundial do Meio Ambiente, Reserva reforça conscientização com apoio de parceiros

Publicado em: 07/06/2023 10:06 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Desde dezembro de 2022, o município conta, pela primeira vez, com transbordo de resíduos para um aterro licenciado, em Piraí do Sul e além de gerar renda com reciclagem com cooperativa reservense

Na última segunda-feira (5) foi Dia Mundial do Meio Ambiente e as secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente realizaram na Escola Evangelina Bittencourt dos Santos uma tarde de palestras com todos alunos da tarde e plantio de árvores do programa Mata Sociais, da Klabin, através da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi).

As escolas e creches desenvolveram materiais didáticos sobre o tema, mas o 5o B da professora Marineia Domareski montou um projeto que contou com assessoria, no plantio de mudas de árvores na instituição, dirigida por Suzane Spak.‘’Nós trabalhamos em sala com vídeos, cartazes, poemas sobre o meio ambiente e hoje fizemos a arborização da escola com plantio de árvores’’, comentou a docente que cuida de 26 alunos. Os secretários Ediam Carlos Groto e Ruth Eliane Faustin também estiveram presentes.

A primeira palestra foi com Emílio Ribas, da Apremavi e falou sobre a importância das árvores no ecossistema. A segunda conversa foi com Paulo Renó, diretor do Departamento do Meio Ambiente. Ele falou sobre algumas ações da pasta, como a destinação consciente na coleta seletiva. Resíduos sólidos que estão sendo levados em um espaço ecologicamente responsável e o lixo que pode ser reciclado está sendo selecionado pela Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Anta Gorda (Acamarango).

Renó fez um pedido especial às crianças. ‘’Vamos colaborar e fazer de Reserva mais sustentável, mas vamos pensar na segurança dos nossos amigos lixeiros e da associação, quando um prato, copo ou qualquer outro objeto de vidro quebrar, vamos chamar a mamãe, o papai, vovô, colocar em uma garrafa PET os cacos e identificar. Não queremos que ninguém se machuque, não é mesmo?’’, recomendou ele.

Teste bem-sucedido

Na semana passada houve a entrega nas casas de mil sacolas ecológicas aos moradores dos bairros Cruzeiro e São José em um projeto-piloto também com a Klabin com as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das Agentes Comunitárias da Saúde (ACS) e da Acamarango. O pavilhão da Igreja São José foi cedido para melhor organização.

‘’Vocês entregaram um importante passo para educar a comunidade sobre a importância da reciclagem e do cuidado com o meio ambiente. O comprometimento e dedicação de cada um é inestimável e contribui diretamente para a preservação do nosso planeta. Não há palavras suficientes para expressar nossa gratidão pelo comprometimento e dedicação, que resultaram em um evento de grande sucesso’’, agradeceu o secretário Ediam Carlos Groto.

Outras ações

Ainda no campo do meio ambiente e agora exclusivamente pela Prefeitura, a pasta divulgou as ações do segundo semestre. Maiores detalhes serão divulgados próximo de cada atividade. No dia 15 de julho está programado a nova edição do recolhimento do lixo eletrônico, em 12 de agosto feira de adoção de cães e gatos, no dia 17 de setembro a 2a edição da limpeza do rio Maromba.

No mês seguinte, em 21 de outubro, um dia de drive thru para produtos reciclados e para fechar a programação, no mês de novembro será feito mais uma edição do Bota Fora.

Mata Sociais

Através do programa matas sociais foram doadas cerca de 400 mudas de espécies nativas para serem plantadas no entorno do colégio pelos alunos como forma de trabalho de educação ambiental na semana. O Matas Sociais é uma parceria entre a indústria Klabin do Paraná, Apremavi (Associação de Preservação da Vida e do Meio Ambiente) e o Sebrae. O programa está presente em 11 municípios da região (Telêmaco Borba, Imbau, Ortigueira, Reserva, Curiúva, Sapopema, São Jeronimo da Serra, Ventania, Tibagi, Candido de Abreu e Rio Branco do Ivaí). E tem meta contribuir para com os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) nas cidades e propriedades rurais atendidas pelo projeto.