99 jovens reservenses participam de cerimônia do Exército

Publicado em: 19/10/2023 17:16 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Obrigação com o serviço militar em tempo de paz termina aos 45 anos

Na manhã desta quinta-feira (19) foi realizada no Ginásio Francisco Alves Martins, Chicão, a primeira cerimônia depois da pandemia de juramento à bandeira e dispensa de incorporação para 99 garotos que completam 18 anos em 2023. Os familiares, autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e Forças Armadas compareceram.

O prefeito Lucas Machado também acumula a função de presidente da Junta Militar local, numerada 151. ‘’Esse momento é muito importante, aquele que não esquecemos e fizemos questão de fazer essa cerimônia. Essa dispensa não significa que não temos responsabilidade, mas podemos colaborar de inúmeras formas com o nosso país, começando por aqui em Reserva. Todos que estão entrando na maioridade, muitos já trabalham, outros estão estudando ou buscando uma formação profissional. Acima de tudo ter a responsabilidade e buscar sempre pelos princípios da honestidade, honradez e moralidade. Assim construiremos o Brasil, o Estado e o Município que queremos’’, aconselhou.

A solenidade foi organizada pela Prefeitura e o Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM) de Ponta Grossa, do 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Um dos soldados conduziu em marcha a bandeira do Basil em frente aos reservistas que fizeram o juramento. “Incorporando-me ao Exército Brasileiro, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de armas e com bondade os subordinados e dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”, disseram em voz alta o grupo.

Após o protocolo, o 1º tenente Nelson Silva Leão comentou sobre as responsabilidades a partir de agora. ‘’O juramento à bandeira é o compromisso que o cidadão tem com a defesa nacional, prometendo estar sempre a servir à pátria com honra e integridade e atender a convocação de emergência caso necessário’’, disse ele, agradecendo todas as pessoas presentes.

Outros detalhes

O Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) garante a inclusão desse jovem na participação de concursos públicos, tirar passaporte, matrículas em instituições federais, vestibulares específicos. O documento não proíbe quem deseja seguir a carreira militar e o interessado pode participar dos variados processos abertos anualmente no Exército, Marinha, Aeronáutica e Forças Auxiliares.

Estiveram presentes entre as autoridades também o 1º subtenente Messias Alessandro, Ferreira Alves; presidente da Câmara Carlos Roberto Tosta [JJG] e os vereadores Sueli Justino, Valdemir Hartmann, Fernando Hornung e Arlindo Lima de Oliveira [Dr. Arlindo Lima] e vários secretários.