Com apoios da Prefeitura e Klabin, Acamarango conquista importante reconhecimento em seu aniversário

Publicado em: 28/11/2023 08:54 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva e Klabin

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e a Klabin, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasilmultinacional, por meio da Ambipar, realizaram na última quarta-feira (22) na sede da secretaria um evento da assinatura do contrato de parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Anta Gorda (Acamarango) que estava completando seis anos. Houve uma comemoração com bolo, refrigerantes, doces e salgados.

Os desafios da Acamarango não foram poucos no seu início, principalmente envolvendo sua regularização. A situação foi mudando com a alteração de visão para o assunto da gestão pública e uma maior colaboração governamental para resolver a burocracia. Desde março 2021, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vem auxiliando a chefia da cooperativa na adequação dos documentos, como CNPJ inativo, atas e organização da estrutura que estavam inativos e depois no processo com o transbordo, em que o lixo não reciclável produzido em Reserva está indo para um lugar ecologicamente apropriado. O reciclado fica com a associação.

‘’Reconheço e admiro o trabalho que vocês realizam, não é nada fácil. Tínhamos uma visão de gestão há muitos anos sem uma política firme do setor. Um passo de cada vez e caminhando com segurança estamos buscando melhorias. Acredito que conseguimos alguns frutos e esse essa parceria está incluída’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

A associação reservense atualmente é composta por 11 mulheres e Leonir dos Santos responde pela presidência. A Ambipar entrou em 2021 para ajudar na reestruturação da Acamarango e sua consolidação. Agora ela passou para um novo estágio, sendo a segunda do ramo na região. ‘’Ela passa a seguir um modelo que chamamos de semente. Com alguns padrões, de layout produtivo, de organização, limpeza do lugar, de apresentação desses profissionais no mercado. Colocam eles em um outro patamar como prestadores de serviços à Prefeitura’’, disse Juliana Navea, diretora de operações da Ambitar Ambipar Viraser.

Lei 12.305/2010

As associações de trabalhadores com recicláveis ganharam impulso com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010 pelo governo federal. A partir disso, a Klabin viu uma oportunidade, através de um investimento do Projeto Puma, e entre os temas escolhidos resíduos sólidos foi um.

Começaram a analisar a microrregião, alertando as gestões para essa legislação. Houveram doações de equipamentos, galpões, barracões, caminhões de coleta seletiva para alguns municípios na época. Na sequência foram investidos recursos em campanhas de conscientização. Em 2020 ela adotou o modelo de terceirização na gestão do setor.

Compareceram

Estiveram presentes também no evento o secretário Ediam Carlos Grotto, o diretor de Meio Ambiente Fernando Wauricki, e a coordenadora de responsabilidade social da Klabin, Priscila Basile.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Tatiane Galvão