Prefeitura encaminha novo pacote de investimentos de R$ 10 milhões

Publicado em: 04/12/2023 18:06 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Gestão Municipal anunciou na última sexta-feira 1º) três projetos de lei enviados ao Legislativo que superam R$ 10 milhões em investimentos e podem entrar na fase de licitações no início de 2024. As pavimentações nas estradas do Vau e na saída sentido José Lacerda e o terreno do novo Parque Industrial. Todas essas iniciativas fazem parte de um financiamento que a Prefeitura pretende realizar, já que está com crédito no setor financeiro.

Desde a década passada vem sendo tentado asfaltar aproximadamente três quilômetros do trecho que liga a cidade à localidade do Vau, mas sem sucesso e apenas agora o projeto vem ganhando forma. Em novembro, a Prefeitura contratou uma empresa especializada em fazer os estudos geológicos do local, análise de solo e verificando a situação estrutural da via com a utilização de equipamento chamado Viga Benkelman e que devem ser entregues nos próximos dias. O trecho ainda vai contar com iluminação em toda a extensão e uma pista de caminhada e ciclofaixa.

"Protocolamos na Câmara Municipal o pedido de financiamento de obras esperadas por todos os moradores do município, principalmente para aqueles que usam as estradas todos os dias. (...) Um dia histórico não apenas para mim ou a vice-prefeita Ana Maria Pachalki, mas com a aprovação e apoio, os atuais vereadores também serão lembrados desse importante obra, detalhou o prefeito Lucas Machado.

A outra parte que será contemplada com o asfalto é o trecho que começa ao lado da subestação de água da Sanepar e vai até o encontro da PR-160 e as estimativas de R$ 1 milhão de investimentos na área. A rodovia estadual que liga o nosso município ao de Imbaú está em obras de pavimentação também desde novembro de 2021 e recentemente houve substituição da empresa responsável após a desistência da primeira e polêmicas envolvendo questões trabalhistas.

Outra proposta que está no legislativo reservense envolve o terreno do novo Parque Industrial, no valor de R$ 1 milhão e na mesma região do Vau.

Dever de casa

O novo financiamento proposto é semelhante ao adquirido de forma inédita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2022, resultado do equilíbrio das contas públicas nos últimos anos. A Prefeitura deve fechar novamente mais um ano entre os municípios com as contas no azul, diferente de 27% das cidades brasileiras, segundo recente pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Em um cenário em que não houvesse nenhum repasse estadual ou municipal, a gestão teria condições de bancar sozinho todos os serviços e salários do funcionalismo público por três meses. ‘’Nós temos as portas abertas em todas as agências, fizemos o trabalho de casa, organizamos as coisas e o município pode dizer que tem muito crédito para financiar até R$ 50 milhões “, concluiu o prefeito.