Reivindicado desde os anos 90, Executivo envia ao Legislativo proposta de implantação do vale-alimentação para todos os servidores

Publicado em: 05/12/2023 17:52 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Prefeitura anunciou nesta segunda-feira (4) o encaminhamento ao Legislativo mais um Projeto de Lei que pretende instituir o vale-alimentação para todos os servidores municipais na ativa, proposta acampada pelos trabalhadores desde 1994, quando foi aprovado o estatuto próprio. O acréscimo financeiro pode variar de R$ 100 a R$ 200 dependendo da carga horária.

1. em 2023, estamos enviando à Câmara de Vereadores esse projeto que é mais um dos reconhecimentos que estamos fazendo à classe dos servidores, sem distinção (...) estamos tirando do papel essa conquista. São valores que fizemos os cálculos do impacto financeiro para não comprometer as finanças do Município. Claro, com passar dos anos, os valores podem ser reajustados para um melhor uso por parte desse servidor beneficiado.’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Caso tenha uma tramitação rápida pela Casa de Leis, a bonificação já entra em vigor no começo de 2024. O vale-alimentação vem somar com outras ações da administração já concretizadas, como os descongelamentos dos dois planos que regem as carreiras, dos educadores e demais servidores em 2022, o primeiro estava sem avançar desde 2014 e o segundo sem regulamentação da lei criada em 2017.

Ainda no mesmo ano e pela primeira vez foi contratada uma empresa de medicina do trabalho independente que realizou os estudos das ocupações que se enquadram segundo a legislação vigente, com os resultados foram incluídos os adicionais por periculosidade e insalubridade a partir de março deste ano. Também é responsável pelas consultas gratuitas dos admitidos pelo concurso público, diminuindo a burocracia com deslocamentos.