Inédito, Reserva tira do papel programa habitacional próprio voltado às famílias carentes

Publicado em: 05/02/2024 17:46 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Investimentos totais de R$ 1,5 milhão do Executivo com participação de R$ 600 mil do Legislativo do biênio 2021 e 2022; cadastro deve ser atualizado anualmente online ou no Pátio de Obras

A Secretaria de Obras e Habitação entregou solenemente no último sábado (3) as 35 primeiras casas pré-moldadas de alvenaria do primeiro Programa Municipal de Habitação, criado em 2021. Sendo 24 residências no conjunto habitacional Nova Esperança, no Jardim Paraná e o restante em lotes individuais das quais substituíram antigas moradias classificadas como de risco de desabar, na cidade e nas localidades do Espigão Preto, Barrinha e José Lacerda.

O evento contou com as presenças das famílias, autoridades e a população em geral, mesmo em um dia quente com sensação térmica passando dos 30o no início da tarde. O protocolo iniciou com os hinos de do Brasil e de Reserva e no final a entrega das chaves. Entre as falas das autoridades, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki destacou a complicada tarefa de escolher quem devia ser contemplado. ‘’Como é difícil você dizer ‘’foi escolhido’’, mas você que também tanto precisa está na lista de espera (…) Não estamos esquecendo de vocês, muito menos desconsiderando o desejo de cada um. Estamos buscando, correndo atrás com os amigos com mandatos em realizar cada vez mais o sonho daquele que almeja ter seu cantinho. Mais uma vez eu digo: não esquecemos de vocês’’, disse ela.

O programa local é semelhante aos executados pelos governos estadual e federal. Os critérios seguem ser morador de Reserva, ser mãe chefe de família, PcD, ter cadastro ativo no Cadastro Único, parecer favorável de algum técnico do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), renda bruta no máximo R$ 1,8 mil e ter moradias em áreas de risco. Atualmente são mais de mil cadastrados na maioria dos requisitos.

O prefeito Lucas machado lembrou em que morava com os pais em uma casa com poucos recursos e também de uma promessa que fez com a vice-prefeita. ‘’Comprar casas não é um investimento barato para qualquer município, lembrando que precisamos investir em saúde, estradas, educação, assistência social, etc. Tivemos que controlar muito os gastos, para que pudéssemos investir nas casas. Quando assumimos a prefeitura, a pintura e a faxada estavam apagadas, desgastadas. Muitos pediam ‘’faça uma pintura nova para deixá-la bonita, é um cartão-postal da cidade’’. Fizemos uma promessa que apenas faríamos isso quando começaríamos a construir casas em Reserva. Não adiantava deixar a prefeitura bonita e o povo não ter casa. Isso é um fato’’, comentou o prefeito.

Outros detalhes

Cada imóvel custa R$ 38 mil, medindo 44 metros quadrados, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro. A prefeitura assume 85% do valor e 15% o morador contemplado paga em parcelas fixas, mensais de R$ 45 por 12 anos, através do convênio com a Caixa Econômica Federal. Esse valor vai entrar no cofre do Fundo Municipal de Habitação e na construção de outras moradias. Após esse período, a casa é totalmente do proprietário. Existem regras como as proibições na venda e aluguel para parentes e desconhecidos, atrasar seguidamente o pagamento das parcelas, não zelar pelo imóvel. Em caso de falecimento do titular, cônjuge ou filhos herdam automaticamente.

O deputado federal Beto Preto esteve presente após a entrega oficial de duas escavadeiras hidráulicas e uma retroescavadeira de marca norte-americana John Deer e investidos R$ 1,8 milhão. O parlamentar falou sobre algumas ações do governo estadual. ‘’Acabei de falar com o prefeito Lucas, e esse bairro Nova Esperança (…) Vamos garantir R$ 1 milhão, R$ 1,5 milhão em fundo perdido para fazer a pavimentação deste local também, pode mandar para mim. Precisa fazer o projeto, demora um pouquinho, mas vai ter asfalto por perto’’, disse ele.

Vale destacar

Outras 16 moradias que foram licitadas em 2023 estão sendo erguidas ao lado das 24 já entregues. O Departamento de Habitação, chefiado por Carlos Tito Berger , pede para que os interessados se inscrevam gratuitamente ou atualizem seus cadastros anualmente no site https://reserva.sishabi.com.br/publicos/habitacao?fbclid=IwAR0W1E966dMLfDv9RBzz_e4gXxi36ucyP4QtLrF2e2gKonYl10MBLzvZOyA ou comparecer durante a semana no Pátio de Obras, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Mais informações no WhatsApp +55 42 9925-1353.

Estiveram presentes também a primeira-dama Gabriela Szeremeta; secretários José Ivan Bueno da Cruz (Obras e Habitação) Melina Joslin Marochi (Assistência Social), Jocélia Terezinha Faustin (Administração e Finanças), Ediam Carlos Groto (Agricultura e Meio Ambiente), Simone de Oliveira Lemes (Saúde e Vigilância Sanitária), Ruth Eliane Faustin (Educação); presidente e vice da Câmara Municipal Fernando Hornung e Carlos Roberto Tosta, respectivamente; vereadores Sueli Justino da Luz, Valdemir Hartmann, Augusto Parteka Lopata, José Roberto Szeremeta, Fabiano Pilatti, Arlindo Lima de Oliveira; representantes religiosos e da segurança pública.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Tatiane Galvão