Reserva registra 1º caso de dengue em 2024; população deve redobrar os cuidados básicos

Publicado em: 08/02/2024 13:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Reserva e Governo do Paraná

Imagem de jcomp no Freepik

Brasil está enfrentando uma epidemia com aumento expressivo de notificações em várias regiões

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (7) o primeiro caso confirmado de dengue em 2024 no município, no distrito de Campinas Belas. Uma mulher na faixa dos 60 anos. No ano passado foram contabilizados em Reserva ao todo 32 casos, cinco confirmados de dengue e um de chikungunya, 24 descartados e três inconclusivos, zika vírus zerado.

As denúncias de locais irregulares podem ser registradas na Ouvidoria da Saúde, no WhatsApp +55 42 9925-1107, na Ouvidoria Geral Municipal no e-mail [email protected] e pela plataforma Fala BR  com sua conta Gov.br. Também pessoalmente no departamento de Vigilância Sanitária, que fica na Rua Polônia, número 882, no Centro, nos dias de semana.

‘’Detalhar a ocorrência ao máximo, contando o endereço do lugar. O foco está em uma casa? No lote vago? Existem objetos que acumulam água parada? Respondendo essas perguntas, vai agilizar a ação’’, explicou Olinda Fernandes da Cruz, agente de combate a endemias.

Fique atento(a)

Os principais sintomas febre alta a partir de 38 graus, dores pelo corpo e nas articulações; mal-estar; falta de apetite; dores de cabeça; manchas vermelhas; podem aparecer em até 15 dias depois da infecção pelo mosquito conhecido cientificamente por Aedes aegypti Com febre e outros dois sinais citados, a pessoa deve procurar a unidade básica mais próxima ou Pronto Atendimento Municipal (PAM).

A prevenção é a melhor forma de combate. Coloque areia em vasos e pratos de plantas, evitando acumular água em pneus, latas e garrafas, limpar e manter fechada a caixa d´ água, receber os agentes de endemias. O último boletim semanal da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 7.238 novos casos e mais dois óbitos pela doença no Paraná. As mortes foram em Apucarana.