Elogiada, 1a Caminhada Internacional da Natureza coloca mais de 450 participantes e consolida Reserva no cenário do turismo ecológico

 

Publicado em: 27/02/2024 10:00 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Whatsapp

 

A Prefeitura, por meio de uma união de todas as secretarias, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e o site Ecobooking realizaram neste último domingo (25) a inédita Caminhada Internacional da Natureza, no circuito de 14 quilômetros, na região da Usina Velha. Foram 663 inscritos e com 469 participantes efetivos de 16 municípios mais dois estados, Pará e Santa Catarina. A campanha de solidariedade arrecadou 120 quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues às famílias carentes por meio da Secretaria de Assistência Social.

 

Centenas de praticantes amadores e profissionais chegaram de carros, vans, micro-ônibus no credenciamento ocorrido a partir das 7h no Pesque e Pague Zélio Debas, em uma temperatura agradável e com o Sol entre nuvens. Em seguida, as falas das autoridades, entre elas, a vice-prefeita e presidente do Conselho Municipal do Turismo, Ana Maria Pachalki. ‘’Muito obrigado a você que veio, de perto ou de longe, prestigiar nosso evento. Buscamos não decepcioná-los, mesmo sendo nossa primeira experiência, estamos focados em proporcionar o cuidado necessário em todo o percurso’’, disse ela. O secretário Ediam Carlos Groto também esteve incentivando os atletas.

 

Na sequência, as instruções do percurso, considerado de esforço moderado com estradas e trilhas, e por último a professora de educação física Rosana Leniar realizou o aquecimento. A largada principal ocorreu por volta das 9h. A Prefeitura disponibilizou quatro pontos de apoio com cadeiras, banheiros químicos, água mineral, frutas como bananas e maçãs. Outros sanitários portáteis ficaram espalhados nos acostamentos pelo caminho. As demarcações com cal e placas orientativas sinalizavam o trajeto, e mensagens motivacionais confeccionadas foram aprovadas.

 

 

 

As equipes da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e a Polícia Militar estavam monitorando a caminhada e os bombeiros ficaram exclusivamente cuidando nos pontos com cachoeiras para evitar transtornos. O evento transcorreu na normalidade. ‘’Essa caminhada, por ser a primeira feita por vocês, considero maravilhosa. Para não dar 10, vou dar 9.5 [risos]. Sinalização perfeita, percurso muito bom e a organização show de bola’’, disse o guia turístico Ernani Bittencourt, que mora em Palmeira. Ele e mais 14 pessoas vieram da cidade e fazem parte do time Pé na Estrada. Outros grupos uniformizados fizeram presença como ‘Pé na Trilha’, da capital Curitiba, ‘Acordei’ de Irati e ‘Falcão Peregrino’ do município vizinho Telêmaco Borba.

 

Importante lembrar…

 

Várias reuniões foram feitas entre o poder público com ajuda de especialistas da área para chegarmos a superestrutura do acontecimento, também com apoios do Sindicato Rural dos Trabalhadores Rurais; Sicredi, Sicoob e Cresol; Farmácia do Povo e Unifarma; Casa América; Morena Rosa, Charme Moda Íntima, Cleide Higienização, Belazartes e Equilíbrio; Rotary Club; Supermercado Lopata; UP Fitness; Pachalki Group.

 

Quem fez a experiência pode acessar a página para retirar o certificado e deixar a opinião. Estamos com alto índice de satisfação no momento.