Em 2 anos, Samu registra 3,9 mil atendimentos gratuitos à população

Publicado em: 04/04/2024 15:56 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Em 2019 já havia sido disponibilizado para o município uma ambulância cedida na época pelo consórcio, porém não havia sido colocada para o funcionamento

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária e o Consórcio Intermunicipal do Samu Campos Gerais (CimSamu) divulgaram nesta quinta-feira (4) o relatório atualizado e consolidado das atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Reserva desde a implantação no primeiro quadrimestre de 2022. Foram mais de 3,9 mil vítimas atendidas, 47 vezes pelo helicóptero e 85% através do número 192.

‘’Com responsabilidade em cada centavo e da extrema importância que representa, o Samu veio para melhorar a saúde em Reserva e os números comprovam isso. Ouço relatos de muitas vidas que foram salvas, principalmente quando envolve o apoio aeromédico em casos graves, não há preço que pague. Parabéns ao trabalho interligado entre os servidores da Secretaria da Saúde e as equipes do CimSamu’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Divididos por duas categorias principais, socorros primários, em 2,9 mil e secundários, em 986, Sendo o primeiro quando os profissionais atuam na linha de frente e, o segundo, envolve o transporte de pacientes que já receberam os primeiros cuidados na unidade de saúde e precisam ser levados à base regional em Telêmaco Borba, na modalidade Vaga Zero. Nesta situação o Samu não precisa consultar cada unidade hospitalar por vaga disponível. Ele já tem o centro médico preparado mais próximo fixo.

Agora em subcategorias, os casos clínicos somam 2,7 mil, 510 causas externas, 208 acidentes de trânsito, psiquiátricos 196, ginecologia obstétrica com 102 e outros chamados 167. O telefone do Samu é o 192, funciona sem parar e sua base fica junto ao PAM.

Um assunto puxa o outro…

Segundo a Constituição Federal de 1988, cada município deve investir no mínimo 15% do orçamento na Saúde, e Reserva fechou 2023 com 29%, isto equivale a R$ 22,2 milhões, quase o dobro exigido, conforme divulgação da Secretaria de Saúde.