2o Encontro das Mulheres Reservenses amplia público e proporciona novamente reconhecimento no Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 13/03/2024 17:02 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Aproximadamente 700 pessoas participaram na última sexta-feira (08) do 2º Encontro das Mulheres Reservenses no Clube Reservense. O evento de mais de seis horas, gratuito e promovido pela Prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e com apoios das cooperativas de crédito e comércio em geral [nomes no último parágrafo].

‘’É uma alegria muito grande, minha gratidão por você estar aqui. Momento de confraternizarmos e escutar alguns testemunhos que podem transformar sua história. Esse encontro surgiu em uma das nossas reuniões [do CMDM]. Ali veio uma ideia e com outras fomos construindo esses eventos (…) Chegou para mim a história de uma mulher que está aqui, mas não cabe chamar. Ela participou do primeiro encontro e estava em uma grande depressão, vivendo um momento muito difícil e pelo convívio, a acolhida, a alegria, as palestras que ouviu naquele dia, ela se sentiu transformada e confidenciou que estava aguardando este encontro’’, exemplificou a vice-prefeita e presidente do CMDM, Ana Maria Pachalki.

‘’Quero parabenizar a todas as mulheres e a todos que ajudaram para que essa festa estivesse acontecendo (…) Esse segundo encontro está acontecendo porque você mulher tem pessoas que te representam e isso é importante. As mulheres precisam ocupar todos os espaços, cada vez mais na política, por exemplo. Tenho a felicidade em ter nas sete secretarias, quatro comandadas por mulheres e três por homens e desempenham brilhantemente seus trabalhos (…) Olhe para a mulher do seu lado e diga: ‘’parabéns, mulher, você merece tudo de bom em sua vida e dar uma salva de palmas’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

Diversificado

A programação contou com vários momentos, aquecimento musical com a cantora Renata Scra, seguido de reflexão com representantes femininas das igrejas, palestras sobre a importância e a luta das mulheres com a promotora Gabriela Sanches; motivacional com Daniele Amaral, conhecida na internet pela sua determinação e exemplo no enfrentamento de desafios. Amaral perdeu os braços aos quatro anos em um acidente com máquina agrícola, no município paranaense de Arapuã.

Entre as conversas, sorteios de brindes, presentes e workshops ofertados pelo empresariado local, refrescos eram distribuídos para quem quisesse. Por volta das 18h15 a equipe do conselho entregou os lanches e sucos, servidos nas cadeiras para quem participava. Na sequência ocorreu uma nova explanação em relação às finanças voltada ao público feminino com Ana Lúcia Trelinski de Souza, representante de cooperativa; apresentação sobre dicas de moda com a conceituada consultora de imagem Paula Mynardes, com direito a desfiles com modelos locais e roupas das lojas do município; além de informações sobre vestuários e acessórios. As duas últimas atrações foram a zumba com o projeto social Mulheres na Ativa Bem Estar e um show com a Banda Interprise.

Conquistas e apoios

A pauta feminina vem ganhando maior importância no município e algumas ações sobressaem com base nos anseios levou a Prefeitura a criar o Departamento da Mulher e das Famílias, vinculado à Secretaria de Assistência Social, que desenvolve as políticas públicas materializadas em oportunidades, os encontros, projetos como ‘Despertar o Protagonismo Feminino’, na localidade de Leonardos, ano passado em que as mulheres tiveram oficinas de artesanato e empreendedorismo e, mais recentemente, as primeiras turmas do Costurando Sonhos, incentivos na geração de renda, principalmente em famílias chefiadas por mães ou em vulnerabilidade social. Houve estandes com materiais produzidos e exposto na ocasião.

Os apoiadores da festa foram Sindicato Rural, Procuradoria da Mulher, Coamo, Sescoop, Sicredi, Sicoob, Supermercado Lobacz, Lumière Odontologia Estética, Helena Rompava, Two Moda e Mente, Bella Perfumes e Maquiagens, DrogaMais, O Boticário, Costurando Sonhos – Escola de Costura Industrial, Jack Modas, Grupo Crochetar da Apae, Grupo Mulheres Sonhadoras e Empreendedoras de Leonardos, Pachalki Group, Banda Interprise e Repórter do Vale.