Eleições em 28 de abril do Conselho Tutelar fecham em 10 candidatos; conheça-os

Publicado em: 21/03/2024 13:57 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

Após serem realizadas as primeiras etapas do cronograma, partindo das inscrições com 20 pessoas, aplicação de uma prova de conhecimentos da área no início de fevereiro que metade passou, seguida de outra avaliação psicológica que poderia também reprovar no mesmo mês, a Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), órgão independente e com decisões próprias, reuniu no último sábado (16) no Polo UAB os postulantes as cinco vagas, nove mulheres e um homem.

Os assuntos foram sobre as regras no período de propaganda eleitoral, iniciado na última segunda-feira (18) e terminando à 0h do sábado (27) seguindo as regras da Resolução 231/2022 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). O evento também serviu para sortear o número de cada candidato. Na ordem crescente, número um Maria Neuma, dois Angelica Machado, três Vanderleia Vidal, quatro Andri Medeiros, cinco Josiane Silva, seis Luzia Kulcheski, sete Jucelia Ferreira, oito Clemente Zella, nove Marlene Aparecida Kulcheski Morais e dez Jacinane Machado. O candidato será responsável por sua autopromoção, seja com a distribuição de santinhos com o nome, foto, número e o currículo, na internet e outras mídias.

Conforme a Resolução 11/2024 do CMDCA, as denúncias podem ser feitas pessoalmente por escrito nos dias úteis na Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Pastor Gregório Szeremeta Filho, 805, Bairro Ferreira, durante horário de expediente das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h ou por e-mail c[email protected].

‘’Qualquer cidadão ou candidato poderá representar à Comissão Especial contra aquele que infringir as normas estabelecidas no edital, na Resolução n. 231/2022 do Conanda ou na Lei Municipal n. 1360/2023, instruindo a representação com provas ou indícios de provas da infração. º Caso o denunciante assim solicite, a Comissão Especial pode decretar, havendo fundamentos legítimos, o sigilo de seu nome, facultando acesso apenas ao Ministério Público e à autoridade judiciária, caso solicitado’’, diz trecho.

Decisão é sua

A eleição com votação individual, via cédula de marcar um único X e depositar na urna cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) é aberta à população a partir dos 16 anos e com o título de eleitor regularizado até semana passada, das 8h às 17h, em 28 de abril, no Polo UAB. Assim como nas escolhas anteriores, o CMDCA está montando uma rota com transporte para os moradores do interior e será divulgada em breve.