Completando 2 anos em 2024, Luau na Praça consolida como principal ponto de encontro das famílias reservenses e incentivo ao microempreendedorismo

Publicado em: 12/12/2023 15:43 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou nas duas últimas sextas-feiras duas edições, de três, do tradicional Luau na Praça que levaram 4,2 mil pessoas, embaladas pelo clima de Natal e com apresentações artísticas, na Praça Frei Ivo Bonamigo, a Praça da Matriz enfeitada. Na última quinta-feira (7) foi cancelado devido às chuvas e ventania. O programa cultural mensal completa dois anos em 2024 e foi idealizado pela diretora Thelma Rosana Heil, do Departamento de Cultura.

Na primeira noite houve a abertura oficial da iluminação natalina, concentrada na praça com adereços de caixas de presentes, árvores e bolas de enfeites gigantes. O espaço do palco foi cedido pela Paróquia Menino Jesus no estacionamento do Cepar e o trecho ao lado, na rua Marechal Floriano Peixoto foi fechado, para serem instaladas as 35 barracas, brinquedos infláveis e camas elásticas. Na edição passada na mesma época a noite natalina aconteceu na rua Dom Pedro 2°.

Coube ao prefeito Lucas Machado oficializar os festejos com um rápido discurso. ‘’Falo em meu nome e também da vice-prefeita Ana Maria. Queremos agradecer a todos que prestigiam. Nenhum evento vai para frente sem os apoios do público e de uma equipe entrosada; agradecer também aos microempreendedores e que possamos contribuir, comprando e ajudando a fortalecer essa parcela importante da sociedade’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Na sequência, tivemos apresentações de um grupo da Igreja Presbiteriana Renovada com a coreografia e música Maranata, e ‘Banda dos Noéis’, do município de Pinhão, regida pelo maestro Adelcio de Oliveira Junior que vieram gratuitamente e a prefeitura forneceu o transporte de contrapartida. Na última sexta-feira, a vice-prefeita Ana Maria Pachalki fez as honras da abertura, com uma homenagem a diretora Thelma Rosana Heil, emocionada, subiu ao palco e recebendo um
cesta com presentes pelo êxito do programa.

‘’Inspirada pelo divino, ela, [Thelma] nesse anseio de entreter o povo reservense, propôs para o prefeito essa ideia e ele concordou na hora. Daí veio a nossa amiga Thelma, conversa com um, explica para outro, e juntando iniciando alguns conhecidos disse que iria montar o Luau e quem topava? Fui um dos primeiros, junto com outras pessoas. É uma grande alegria ver no que se transformou, virando a festa da família reservense, mostrando que Reserva tem sim uma Cultura forte’’ comentou Fernando Wauricki, mais conhecido como ‘’Polaquinho Gaiteiro’’ e recentemente eleito representante regional da Cultura.

Outros destaques foram as apresentações artísticas da turma comandada pela professora Ana Kelly Almeida, alunos do Cmei Pingo de Gente e da Escola Frei Thomaz, coreografia da Igreja Renovo, das ginastas e um coral ecumênico formado por cantoras locais. Para fechar a noite, o Papai Noel veio em cima do caminhão da Defesa Civil para animar as crianças com balas, pirulitos e no final tirar cada um uma foto.

Já é tradição

Após o controle da pandemia e os eventos com público serem liberados, a primeira edição ocorreu no final de abril, de 2022, na Praça Julieta Szeremeta e contou com seis barracas e com grande público para uma estreia. A ideia de resgatar o sentimento de sair para encontrar outras famílias em um ambiente saudável, enfraquecido com o isolamento social, ganhou força e virou um evento fixo na primeira semana de cada mês com média de 1,3 mil participantes.

Atualmente são 35 microempreendedores que levam os mais variados lanches, salgados e bebidas sem álcool. Além disso, shows com artistas locais, Banda Municipal e outros talentos que estão sendo lapidados nas oficinas gratuitas disponibilizadas pela Cultura.