Covid: Idosos com 60 anos ou mais e imunocomprometidos podem tomar 2a dose de reforço da bivalente

 

Publicado em: 14/12/2023 11:18 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva/ Ministério da Saúde

Whatsapp

 

A Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), informa que as pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas a partir dos 12 anos e com intervalo no mínimo de seis meses podem tomar uma segunda dose da bivalente contra a Covid.

 

A vacina está disponível às terças-feiras na Sala de Vacina, que fica na rua Polônia, 882, em frente ao portão do Cemag, das 8h às 11h30 e 13h às 16h. O local não vai fechar durante o período das festas de final do ano, abrindo normalmente nos dias 26 e 2 de janeiro. Trazer a carteirinha e o cartão SUS.

 

O que são os imunocomprometidos? Segundo a pasta federal, pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 214 dias. Por mais que a situação esteja sob controle de modo geral, o ministério monitora a evolução de duas novas sublinhagens de uma variante do vírus no Brasil: a JN.1 e a JG.3.