Usina Velha recebe evento internacional no final de fevereiro e coloca Reserva no mapa da ‘Ecocaminhada’

Publicado em: 18/01/2024 15:44 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab), estão com as inscrições abertas, online e gratuitas [acesse aqui] a partir dos 12 anos da 1a Caminhada Internacional da Natureza, na região da Usina Velha, no dia 25 de fevereiro às 7h. O percurso de 14 quilômetros e a expectativa de atrair 400 praticantes amadores e profissionais do ecoturismo.

‘’O nosso município tem belezas naturais que mesmo parte dos reservenses não conhecem ou conhecem pouco. O incentivo ao ecoturismo é a porta de entrada para novas oportunidades, de renda, da conscientização ambiental e fortalecer o turismo. A visão da Prefeitura mudou sobre isso nos últimos anos e essa caminhada é um dos resultados dos investimentos que estamos fazendo’’, comentou o secretário Ediam Carlos Groto.

A concentração será no Pesque e Pague Zélio Debas com duas saídas às 8h30 e 9h. O evento, que faz parte do calendário da Federação Internacional de Esportes Populares (na sigla em inglês, IVV) também consta no programa Caminhos da Natureza, estava marcado para ser realizado no último trimestre do ano passado, mas foi afetado pelas fortes chuvas que ocorreram no Paraná nos meses de outubro e novembro.

O percurso é considerado de esforço moderado com estrada e trilhas. A Prefeitura disponibilizará quatro pontos de apoio com banheiros químicos, água para se refrescar, apoio médico e outros itens. A organização pede para que cada um trazer sua garrafa e também um 1 kg de alimento não perecível, montante será doado às instituições sociais do município. O café da manhã e o almoço serão opcionais e podem ser reservados com custos de R$ 25,00 e R$ 50,00, respectivamente.

‘’O alongamento é necessário antes da caminhada e também depois da caminhada, tanto os membros inferiores quanto os superiores. Isso pode evitar lesões. Beba bastante água para hidratar. Não coma muito antes de caminhar por que pode dar uma sensação de mal-estar e, até mesmo, prejudicar o exercício físico, acarretar outras complicações. Mantenha a postura adequada. Importante permanecer ereto, olhando para frente e com o abdome contraído. Use tênis e roupas adequadas’’, diz trecho da página de inscrição.

Em caso de chuva forte a caminhada será cancelada.