‘Costurando Sonhos’: Prefeitura investe R$ 400 mil em curso gratuito profissionalizante no setor têxtil

Publicado em: 22/01/2024 10:11 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Gestão Municipal, por meio das secretarias de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social, realizou na última quinta-feira (18) o lançamento da escola industrial gratuita ‘Costurando Sonhos’, no Bairro São José, que reuniu autoridades, alunos, familiares e demais convidados. As aulas começaram nesta segunda-feira (22) em três turnos, manhã, tarde e noite no total com seis turmas de 20 pessoas cada até o início do segundo semestre.

A ideia partiu da vice-prefeita Ana Maria Pachalki após conhecer o projeto semelhante já em andamento no município vizinho de Ortigueira, acompanhada dos secretários Ediam Carlos Groto e Melina Joslin Marochi foi feita uma visita técnica no segundo semestre de 2022. A expectativa de transformar Reserva a longo prazo em um polo de referência, atraindo o interesse do efervescente mercado de malharias, gerando empregos e renda por meio de possíveis associações, encomendas ou empreendedorismo próprio. A vice-prefeita não escondeu a emoção na cerimônia.

‘’Chegamos a esse projeto, que também coincide com aquilo que o prefeito tem em mente, trabalhando não apenas pensando nas mulheres, nós trabalhamos pela família por inteiro. Mas sabemos que muitas de nós não podemos sair de casa porque temos que cuidar dos filhos e toda uma realidade em volta. Acreditamos no potencial que Reserva tem, vocês sabem que têm. Reserva não é só um espaço físico, Reserva sou eu, Reserva é você para construirmos as oportunidades’’, comentou a mandatária.

O evento começou com a Banda Municipal, reativada desde 2022 e comandada pelo maestro Erick Silva, na sequência um momento ecumênico depois a fala das autoridades. O prefeito Lucas Machado foi o segundo a falar. ‘Essa escola é o primeiro passo de um projeto que não termina logo. Isso aqui tem que ser levado por muito tempo. Em conversas com outros prefeitos de regiões fortes do setor, eles falaram ‘prefeito, nós podemos levar, mas as pessoas precisam ser qualificadas no corte e costura […] O nosso trabalho [como gestores públicos] não termina aqui. Com essa base e compromisso de vocês podemos procurar as fábricas para investimentos que beneficiam a todos. Esse próximo passo já está sendo dado’’, disse ele.

A Prefeitura e a empresa firmaram um acordo também de avaliação dos alunos mais destacados que serão apresentados às indústrias que estão sendo convidadas para realizarem visitas no local a partir do próximo mês. No final, as autoridades cortaram o laço na porta e todos os presentes conheceram o espaço. Por último, um coffee break foi servido. Um curso do mesmo padrão e qualidade está custando R$ 900 em média por mês na iniciativa privada nos médios e grandes centros urbanos.

Inscritos

Os critérios de seleção obedeceram diversos fatores, como maiores de 18 anos, integrantes do CadÚnico, famílias chefiadas por mães e outras particularidades que viraram pontos na hora da escolha. A classificação passou também pela análise em conjunto com o Ministério Público.

Texto: Alan Prodelik

Fotos: Tatiane Galvão