Reserva consegue avanços significativos junto à Copel no assunto envolvendo problema antigo das quedas na energia elétrica

Publicado em: 14/02/2024 17:15 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

A Gestão Municipal recebeu na última quinta-feira (08) a visita dos representantes do setor de projetos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) para uma reunião de avaliação sobre as melhorias que estão sendo adotadas para solucionar os episódios de falta de energia, principalmente picos de luz, problemas crônicos que duram décadas em Reserva.

‘’Acredito sempre no diálogo e na construção construtiva de maneiras de resolver impasses. Não existem soluções fáceis para problemas complexos que duram 20, 30 ou 40 anos. Fizemos diversos ofícios, fui pessoalmente várias vezes a Curitiba, na sede da Copel cobrá-los. Alguns resultados promissores já conseguimos’’, comentou o prefeito Lucas Machado.

Duas ações se destacam. A implantação de uma rede alternativa vinda de Tibagi para servir de apoio a linha principal. Metade desta rede já está concluída, estando próxima a Caetano Mendes. Agora estão finalizando os projetos para seguir sentido Reserva, margeando a rodovia PR-441.

Foram iniciadas as obras de uma nova e moderna rede titular, substituindo a atual que vem do município vizinho de Imbaú. Ao contrário da usada no momento, a sucessora será do tipo compacta e protegida, evitando episódio de galhos tocando nos cabos e gerando apagões. Segundo o Governo do Paraná, 201 quilômetros de cabos estão sendo trocados pelo modelo trifásico no município.

Mais eficiência energética

Em 2022, por meio de financiamento da Prefeitura junto ao Paraná Cidade, R$ 1,3 milhão foi investido na iluminação pública, na troca por lâmpadas de LED em 70% da cidade, totalizando mais 1,4 mil unidades. Além de braços e suportes necessários. As obras foram concluídas nos primeiros meses de 2023.