Defesa Civil registra 185 ocorrências em 2023

Publicado em: 19/02/2024 16:11 | Fonte/Agência: AssCom Prefeitura de Reserva

O Posto da Brigada Comunitária da Defesa Civil divulgou nesta segunda-feira (19) o balanço do trabalho em 2023 em Reserva, Paraná. De janeiro a dezembro, 185 chamados pela população, divididos por categorias como incêndios, atendimentos comunitários, acidentes de trânsito, busca e salvamento e APH (Atendimentos Pré-Hospitalar). Os números para contato 193 e 199 e a unidade está de prontidão, 24 horas e nos sete dias da semana.

‘’Esses esforços conjuntos visam proteger vidas, preservar o patrimônio e garantir a segurança da população de Reserva. Parabéns pela dedicação desses profissionais que enfrentam desafios para manter nossa comunidade segura’’, disse o prefeito Lucas Machado.

Deste total, 53 foram situações de controle de fogo na maioria das vezes em vegetações, seguido por edificação, isto é, moradias, estabelecimentos comerciais, apartamentos. Um exemplo ocorreu em 31 de dezembro do ano passado, na Rua Anita Heil, um incêndio de pequenas proporções na mata e próximo de algumas residências. Logo foi controlado.

Há casos em que o trabalho é compartilhado com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), inaugurado em 2022 pela Gestão Municipal, através do Consórcio SimSamu. No final da manhã de 7 de agosto, na localidade do Bairro do Encontro, uma mulher de 61 anos caiu em um poço e foi resgatada pelas equipes com quadro de hipotermia e rapidamente encaminhada ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) na época. Foi registrado como APH. Outro procedimento semelhante aconteceu em 19 de setembro, sendo este descrito como atendimento clínico.

Foram 55 buscas e salvamentos, desde captura ou remoção de animais, insetos, corte e poda de galhos e árvores em estradas provocadas por tempestades e ventanias; entre outras questões. Por falar em mau tempo, as fortes chuvas que castigaram o Paraná no segundo semestre resultaram em uma anotação de desastre, em 29 de outubro. A guarnição contabilizou 34 acidentes de trânsito, principalmente saída de pista.

Os membros da força-tarefa realizam não apenas ações emergenciais, mas também de atividades de orientações nas casas, comércios, escolas e demais locais, como uma palestra com funcionários sobre a prevenção de incêndios no Lar de Idosos Nossa Senhora das Graças, em abril. Ao todo foram 40 situações em 2023.

Recapitulando

A divisão de Reserva faz parte da regional de Ponta Grossa com mais 19 municípios, conta com oito funcionários civis, mantidos pela Prefeitura com a supervisão militar, passa por grandes investimentos municipais e estaduais nos últimos anos.

No final de 2022 foi entregue a ampliação e modernização do local promovido pela Prefeitura no valor de R$ 200 mil. Por meio de emendas do deputado estadual Evandro Araújo, em setembro do ano passado, a unidade recebeu oficialmente uma viatura para agilizar nas ocorrências e em março do mesmo ano, equipamentos de última geração, sendo seis capacetes com visor, 12 lanternas, dez pares de luvas vaqueta e seis de borracha, seis roupas pantaneiras, duas motosserras de sabres longo e curto com três correntes, seis abafadores, duas mochilas com bombas e dois assopradores e barreiras de contenção.

Além de possuir um caminhão autobombas tanque e um desencarcerador reformado em 2021 doado do Estado do Paraná, através do subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba.

Fotos: Alan Prodelik, Tatiane Galvão e Rodrigo Janisch/Jovens de Reserva